Uma noite para matar saudades: again:)

Olá a todos, bem, depois da moamba de que é que tive saudades loucas? das moelas picantes que uma tia minha do porto fazia e que já não vejo há imenso tempo... Mas tinha o sabor na minha memória e então...como a saudade era imensa comprei 2pacotes de 1kg cada de moelas ( a um preço quase de graça comparando com o que vi nos outros sítios em que era mais do dobro pela mesma quantidade)... quando cheguei a casa comecei quase de imediato a fazê-las...hmmmm mais uma vez os aromas reportaram-me para tempos longínquos, lembro-me de um terraço, um pequeno jardim, bancos e pratos em cima do joelho, amávamos comer lá fora e sim, havia mesas, mas qual era a piada disso? Além disso eram tão boas que quase podíamos comer era deitados no chão que de qualquer dos modos íamos sentir-nos entre o paraíso e o fogo...de tão maravilhosas e picantes que eram:) Uma verdadeira delícia!

Ora, eu não tinha a receita, mas arrisquei-me na mesma e ficaram...bem...as fotos vão falar por si espero eu:D

Moelas picantes com batata frita
Eu quase nem aguentava esperar que ficassem prontas, quando o mais que tudo me diz: olha eu não gosto de moelas... E eu pensei"como é possível??" e depois pensei mas não disse"oh é normal, há muitas coisas das quais não se gosta...mas é pena...porque já estou a cozinhar 2kg...simmm DOIS..." Que sobraram para dar ao meu avô, e para juntar com esparguete durante a semana, se eu me tivesse lembrado não tinha feito tanto...mas sei que não se estraga...estavam tão boas:p
Como podem ver, mal saíram da panela já eu as estava a atacar:)


Aqui vai a receita:
Ingredientes:
2kg de moelas (se fizerem com um chega bem e nesse caso ponham só uma lata de água)
massa de pimentão
pimenta preta
jindungo
piri piri
1/2 cubo de galinha
vinho do porto
1lata de tomate aos cubos
1 lata e 1/0 da lata com água
açafrão
caril e cominhos
cebola e alho picados e azeite q.b
sal q.b
Faz-se assim:
Numa panela grande colocam-se a cebola e o alho picados com azeite e deixa-se alourar.
Coloca-se a massa pimentão e as moelas de seguida para alourarem um pouco. Tempera-se a gosto com um pouco de cada uma das especiarias presentes na receita, a lata de tomate e a lata e meia de água. Quando estiver a ferver deita-se um pouco de vinho do porto e deixa-se evaporar o álcool. E agora é só esperar aos pulinhos para que cozam rápido(não é rápido:D) Deixei cozer mais ou menos 1hora e meia creio eu, mas vão verificando se estão moles.Antes de servir rectifiquem os temperos a gosto, eu pus mais jindungo e ate tirei 3malaguetas do frasco pequeninas e cortei-as...agora sim ficou picante como eu queria:) Servi com batata frita em azeite que era como a minha tia fazia (acho que não em azeite mas eu fiz assim).


E assim foi mais uma noite para matar saudades:) E hoje é noite de São João do Porto! por favor não me martirizem com o alho porro porra! Os martelos eu gosto...o alho...Não!:) e ver aquele fogo de artifício que faz qualquer um sonhar! E já agora aproveito para vos agradecer os comentários quanto à minha moamba e o da minha Mãe também:)
Um excelente fim de semana para todos e deixo-vos com o que me lembro do ano passado no são joão em caricatura ...ou seja, lembrei-me foi destes desenhos animados quando vi isto lá no Porto:
Vale a pena ouvir:) volto em breve

Comentários

Olá :D

Nunca comi moelas. Acho sempre que são um conceito estranho, embora reconheça que é uma atitude curiosa vinda de quem toda a vida viu pessoas a comerem tripas de vaca ;)

Mas as tuas têm bom aspecto ;)

Beijinhos, bom São João e boas marteladas :D

Bom fim-de-semana! :D
Anónimo disse…
Hummm, adoro moela ainda por cima picantes, aqui por casa não dá para fazer, os rapazes não gostam e para fazer só para mim..:(

bjs Coradinha
Bom fim de semana.
São Ribeiro disse…
GOSTO DELAS BEM PICANTES E COM A BATATA FRITA FICA PERFEITO.
BJS
A Paixão da Isa disse…
bem tu és mesmo mt mà em primeiro essas moelas que estam um sonho em seguida a festa do S.Joao que ja nao faço a anos rsrs estou a brincar claro nao és mà es mt boa moça eu sei o que digo e tu tb olha ja fiz ja vistes? bjs bom fim de semana
Luisa Alexandra disse…
Estamos mesmo em sintonia!
Apesar de cá por casa ninguém apreciar comida picante, mas usamos ambas as moelas, cada qual à sua maneira!

Beijinho.
Moranga disse…
huummmm eu gosto muito d moelas e gosto tb d pipis sabes? assim com moelas e figado e pescocinhos, adoro mesmo mas tb nao faço aqui em casa por sou a unica a gostar...

um beijo, Moranga =)
aii que prato lindo!! ameii beijos
Diana disse…
eu adoro moelassssssssssss !! mas n gosto muito de picante! e tira-me daí essas fritas :P

beijoca